O curso Internet das Coisas (IoT em inglês), disciplina optativa integrante do Curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo uma abordagem teórico-prática desse assunto que será a próxima grande onda, junto com inteligência artificial.
Em poucas linhas, a IoT representa um ambiente que reúne informações de vários dispositivos (computadores, veículos, smartphones, semáforos, e quase qualquer coisa com um sensor) e de diversas aplicações (qualquer coisa desde uma aplicação de mídia social como o Twitter a uma plataforma de comércio eletrônico, de um sistema de produção a um sistema de controle de hospitais).
Basicamente, são precisos dados e meios para lhes aceder – que é de onde surge o rótulo de “Internet”, embora, naturalmente, não seja necessária a própria internet. A Internet pode ser a coluna vertebral de uma IoT, mas não é a única parte do corpo, pois é preciso algo que trabalhe essas informações para as analisar, agir sobre elas, ou de qualquer forma processá-las. Isso é normalmente feito por software, seja automatizado, semi-automático ou controlado por humanos.
A ementa do curso e o programa de aulas encontra-se abaixo.
EMENTA
PROGRAMAÇÃO DE AULAS
13/08/2018 – Conceitos Introdutórios